O mais completo sistema
de certificação
e valorização da
Enfermagem no Brasil

O Programa Nacional da Qualidade é responsável pelo selo inédito no país que vai certificar modelos inovadores em gestão de riscos, segurança e educação. O novo sistema de certificação vai avaliar instituições de saúde e de formação superior, profissionais da Enfermagem, docentes e Conselhos Regionais de Enfermagem. Faça parte desse movimento para valorização da saúde no Brasil e saiba como ser um profissional certificado.


Quem pode solicitar

Instituições de saúde
Instituições de educação
Conselhos Regionais de Enfermagem
Profissionais da Enfermagem
Docentes

Selo da Qualidade

O Cofen, por meio Programa Nacional da Qualidade instituiu o Selo e a Certificação da qualidade, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no estabelecimento de iniciativas em prol da segurança do paciente; às políticas de apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em estimular as iniciativas de Programas da Qualidade que contribuam com a assistência segura e eficaz, minimizando com isso, os riscos inerentes ao exercício profissional e estimulando o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a excelência da qualidade na Assistência de Enfermagem no Brasil.

O selo inédito no país vai certificar modelos inovadores em gestão de riscos, segurança e educação, concedido a instituições de saúde e de formação superior, profissionais da Enfermagem, docentes e Conselhos Regionais de Enfermagem.

O Selo da Qualidade – Cofen está amparado por quatro dimensões: a Comissão Nacional da Qualidade - CNQ, Oficina de Capacitação para Avaliadores e RTs (Responsáveis Técnicos), Rede de Melhores Práticas e o Fórum Nacional da Qualidade (FNQ).

Comissão Nacional
da Qualidade (CNQ)
Oficina de Capacitação
para Avaliadores e RTs
Rede de
Melhores Práticas
Fórum Nacional
da Qualidade (FNQ)

A Comissão Nacional da Qualidade é composta por enfermeiros especialistas na área da qualidade e/ou gestão do serviço de enfermagem, tendo como responsabilidade:

  • Coordenação dos Grupos de Trabalho, nomeados nos conselhos regionais;
  • Definição dos critérios de avaliação para concessão do Selo da Qualidade – Cofen;
  • Organização da oficina de avaliadores e RTs;

  • Coordenação da Rede de Melhores Práticas; e

  • Operacionalização do Fórum Nacional da Qualidade (FNQ).

Será a instância maior para sanar dúvidas e avaliar recursos oriundos dos Conselhos Regionais e Instituições inscritas para aquisição do Selo da Qualidade – Cofen.

Com cursos de capacitação oferecidos para os avaliadores, os mesmos são capacitados pela comissão Nacional da Qualidade em cursos presenciais. O profissional designado pela presidência do conselho regional deverá
atender ao perfil que será descrito pela CNQ. A premissa básica é que o processo de avaliação seja realizado pelo grupo de trabalho local
coordenado por um conselheiro e composto minimamente por 3 profissionais enfermeiros designados pela presidência do regional.

A Rede de Melhores Práticas tem por finalidade disseminar e compartilhar experiênciasde projetos de novas práticas gerenciais exitosas que integram as Instituições contempladas com o Selo da Qualidade.

O Fórum Nacional da Qualidade (FNQ) é um evento anual patrocinado pelo Cofen, realizado paralelamente ao Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Tem a finalidade de oferecer aos gestores de Enfermagem os serviços de saúde abordagens teóricas e práticas de temas relativos aos modelos de gestão apropriados à realidade atual. O Fórum também terá o papel de deliberação dos critérios estabelecidos para concessão do selo da qualidade, proposto pela Comissão Nacional da Qualidade (CNQ).

Certificações PNQ

Assistência de Enfermagem

Formação Profissional

Conselhos Regionais

Profissionais e docentes